Como Nasceu a Igreja Batista da Família

Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. Hebreus 6:14

Em suas orações Pr. Cleber (ainda como pastor auxiliar da IBMI) dizia para Senhor despretensiosamente que se um dia fosse da Sua vontade tirá-lo de onde estava para assumir o ministério em outro lugar, estaria disposto a fazer a Sua vontade, mas, sendo ele um homem temente fez prova de Deus e lhe disse em oração que primeiro deveriam acontecer 02 coisas:

1. Que deveria ser convidado por uma pessoa de fora;
  2. Deveria ter a benção de Pr. Ubirajara Gomes e Silva (Pastor Presidente da IBMI).

No ano de 2003 Pr. Marcos Bittar e sua esposa Cideia – Diretores Regionais do MMI – estavam pregando no Encontro Regional do MMI em Feira de Santana. Durante a pregação saíram do púlpito ao encontro de Pr. Cleber e sua esposa Joseneide conhecida carinhosamente como Neide no alto da arquibancada para lhes informar que o 1ª prova que ele havia feito ao Senhor estava para se cumprir.

No ano de 2004, o Ministério da Família da IBMI – liderado por Pr. Cleber e Neide – organiza o 1º Restaurando Famílias. Naquela noite a irmã Jaci procura Pr. Cleber para lhe revelar um sonho que havia tido com ele.

Algum tempo depois, ela descreveu o sonho através de uma carta que foi entregue posteriormente ao Pr. Cleber e hoje ao lermos a mesma podemos observar diversas semelhanças: a proximidade com o bairro do Cabula e a Paralela; A rua longa logo atrás do Extra; A rua onde estamos que sobe um pouco. Outro detalhe importante é que neste sonho o pastor quer entrar em contato com a “dona” da casa ao lado, e não o “dono”. Deus realmente nos conduziu até este lugar.

Durante as férias de 2005, numa conversa durante a madrugada, entre Neide e Pr. Cleber, ele começa a chorar repentinamente sentindo a presença de Deus que lhe comunica uma grande mudança para aquele ano que afetaria toda sua estrutura ministerial.

Ainda em 2005, Bispo Silvio, da Igreja Restauração e Vida CONVIDA Pr. Cleber e Neide para assumirem a igreja, pois os mesmos estavam de partida para outro estado. “Então se cumpre a 1ª prova”.

Antes de aceitarem o convite foram até ao gabinete do Pastor Ubirajara para compartilharem acerca do convite do Bispo Silvo onde foram aconselhados a prosseguirem com as negociações. Logo depois reuniram toda diretoria da IBMI para comunicarem que haveria grande possibilidade, ou seja, 99‰ de chances de uma transição. Após esta reunião saíram todos os diretores, ficando apenas Pr. Ubirajara, sua esposa Elisângela e Irmã Iraildes Barnabé, começou então uma oração em que Pr. Ubirajara direcionado pelo Espírito Santo ABENÇOAVA a saída de Pr. Cleber e Neide. “ Então se cumpre a 2ª prova”.

Entretanto mesmo sem dar a resposta positiva, foi recebido na Igreja Restauração e Vida com festa, faixas de boas vindas como novo Pastor Presidente, conheceu “sua” nova diretoria e etc.

Lembram que havia 99‰ de chance d’eles saírem? Esse 1‰ ainda deixava seus corações muito inquietos!

Sentiam que ainda não era aquilo o Senhor lhes havia preparado.

Na noite que antecedeu o anuncio oficial da sua saída da IBMI Deus visitou Pr. Cleber e anunciou-lhe que de fato seu tempo havia acabado naquela igreja, mas que o novo começo não seria na Igreja Restauração e Vida. Daí então se deu inicio a uma madrugada de intensa busca e comunhão com o Senhor, com a intenção de adquirir mais informações acerca dos planos de Deus a partir daquele dia. Ora buscava respostas em oração, ora buscava respostas na Palavra, ora não sabia o que pensar nem o falar com Deus. Foram momentos de medo e aflição. Mas em todo tempo tinha a certeza que Deus estaria conduzindo todos os seus passos.

Toda essa agitação acabou por chamar a atenção de Neide que já havia adormecido há muito tempo.

Às 5:00h da manhã, ela lhe questionou porque tanta inquietação durante esta noite. Foi então que ele comunicou à sua amada aquilo que Deus havia lhe dito, deixando-a com a sensação que o chão que estava debaixo dos seus pés havia desaparecido. Mas assim como seu esposo também tinha a certeza que Deus os conduziria.

As 6:00h da manhã veio a confirmação, através de um telefonema da irmã Emanuelle Fiúza, onde a mesma é portadora de um recado vindo da Igreja Batista Emanuel em Plataforma. D. Lêda (mãe de Emanuelle) participava de um culto quando uma irmã por nome Celeste foi tomada por Deus, que mandou o seguinte recado para Pr. Cleber: “Diga a meu servo que faça as a malas que estou nesse negócio”

Depois de uma madrugada com tantas novidades, finalmente tiveram 100‰ de certeza da sua saída e o coração do pastor encontrou paz, pois sabia que tudo já havia sido preparado com o imensurável amor de Deus.

Naquele mesmo dia, ainda sem saber para onde Deus os levaria, houve o anuncio oficial da sua saída da IBMI.

Estava pré-definido um novo começo. Alguns líderes e membros dos cursos de edificação do Ministério da Família da IBMI, que acompanhavam de perto, e em oração os fatos, iniciaram uma comunidade liderada pelo jovem casal Pr. Cleber e Neide Santos, que culminou com a origem da Igreja Batista da Família

A Carta